Paulo Roberto Oliveira da Silva, nosso advogado, aborda em seu novo artigo publicado no Portal Geledés o racismo e a aporofobia — discriminação e desprezo por pessoas em situação de vulnerabilidade social — no meio acadêmico. Ele apresenta um panorama das respostas institucionais a esses atos discriminatórios e analisa o quanto as assimetrias sociais e o preconceito racial estão enraizados, ameaçando o acesso de grupos social e historicamente marginalizados a direitos fundamentais.
“O desafio é complexo e exige compromisso coletivo: desconstruir privilégios, reconhecer assimetrias históricas e construir novos horizontes de convivência baseados no respeito irrestrito à dignidade humana”, afirma Paulo.
SILVA, Paulo Roberto Oliveira da. Racismo e Aporofobia no Meio Acadêmico: A Necessidade de Respostas Estruturais. 2024. “Disponível em: https://www.geledes.org.br/racismo-e-aporofobia-no-meio-academico-a-necessidade-de-respostas-estruturais/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR2in9qrPjF0ButTdnSOc2P9vw3GTM1WSe5oSQ4JJ3cn1hXJn-wXEl4MZPE_aem_BwqjqYKMr49chzwX3Cz7-Q Acesso em: 05.dez.2024.
Confira o artigo na íntegra: https://www.geledes.org.br/racismo-e-aporofobia-no-meio…/ e disponível para download em nosso site https://sbsa.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Racismo-e-Aporofobia-no-Meio-Academico-A-Necessidade-de-Respostas-Estruturais.pdf
#paratodosverem Ao fundo, representação de uma mão solitária feita de pedra, em primeiro plano, no canto inferior esquerdo e em moldura circular, foto em preto e branco de Paulo, homem negro de cabelos curtos.