ALINE GONÇALVES VIDEIRA DE SOUZA, LL.M

Profissional

Sócia de Inovação, Negócios de Impacto e ESG no escritório SBSA Advogados.

Acadêmico e participação institucional

É pesquisadora na Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada da FGV Direito SP, onde coordena o Grupo Organizações da Sociedade Civil. A atuação na FGV já rendeu para Aline o prêmio Civil Society Policy Impact Research Award (2020) do ISTR, bem como foi destaque junto à Rede de Pesquisa Aplicada da FGV em razão da coordenação executiva do projeto Sustentabilidade Econômica das OSC, apoiado pela União Europeia e executado numa parceria entre FGV, GIFE e IPEA. Por meio desse projeto, Aline coordenou a elaboração de 7 livros pertencentes à Coletânea Sustentabilidade Econômica das OSC, sendo co-autora em alguns deles, bem como organizou diversos eventos e ações influenciaram políticas públicas.

Na advocacia, assessora ICTs, aceleradoras de negócios de impacto, projetos comunitários, organizações e empresas que buscam estruturas jurídicas que contribuam para a geração de iniciativas socioambientais com impacto positivo. Anteriormente, Aline advogou por diversos anos na área de infraestrutura, direito concorrencial e regulatório no escritório Sampaio Ferraz Advogados, com destaque para a sua assessoria em consórcio vencedor do primeiro leilão aeroportuário do país, gestão de carteira de processos envolvendo logística portuária e ferroviária, bem como suporte para celebração de acordo de leniência em caso investigado pela Operação Lava Jato.Pesquisadora do Projeto Estado e Sociedade Civil na Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada na FGV Direito SP (2015 – atual); Facilitadora do Grupo Jurídico do Sistema B (2016-atual)

Foi consultora da UNESCO (2012) e assessora na Secretaria-Geral da Presidência da República (2013-2014) na agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Na ocasião, apoiou na elaboração de normas que impactam OSC, como é o caso da Lei 13.019/2014, presidiu o Hackathon das OSC e contribuiu para o avanço da agenda normativa desse setor no Governo Federal.

Integra o Grupo Jurídico do Sistema B desde 2015. Em razão dessa atuação, lidera uma das ações junto à ENIMPACTO, coordenada pelo Ministério da Economia, referente à busca por segurança jurídica na participação societária de organizações sem fins lucrativos em empresas.

Autora do Informe brasileiro SEGIB/PNUD “Empresas com Propósito e regulação do quarto setor na Ibero-America”, Aline é palestrante e autora de livros e artigos relacionados às organizações da sociedade civil, negócios de impacto e ESG.

Reconhecimentos

Vencedora do prêmio internacional “Civil Society Policy Impact Research Award” – 2020

Prêmio melhor monografia Insper Direito de 2015

Prêmio melhor banca do ano pelo livro “Empresas Sociais: uma abordagem societária” e bacharel em Direito pela PUC/SP (2009)

Formação

  • Doutoranda em Administração Pública e Governo, EAESP, FGV, 2019 (em andamento)

  • Especialista LL.M. em Direito Societário, Insper, Brasil, 2015

  • Bacharel em Direito, Pontifícia Universidade Católica, Brasil, 2009

  • Idiomas: Português e Inglês

  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6700595015401973