A história mostra que a atividade de ONGs no cenário internacional tem crescido constantemente desde o início do século 20, acelerando seu ritmo após a promulgação da Carta da ONU, que admitiu o pluralismo, não só entre os Estados, mas também para além da América, porque reconheceu que os indivíduos poderiam interagir com as Nações Unidas, não só por meio de organizações governamentais, mas também através de organizações não-governamentais. Em NGOs: legitimate subjects of International Law, Eduardo Szazi apresenta uma avaliação metódica do papel das ONGs no mundo contemporâneo, abordando suas principais características em cada uma das fontes do direito internacional, bem como algumas questões prementes sobre o déficit de legitimidade dos Estados e Organizações Intergovernamentais no século 21.
SZAZI, Eduardo. NGOs: Legitimate Subjects of International Law. 1. ed. Leiden: Leiden University Press. 2012. v. 01. 310p.
A sócia da SBSA, Laís de Figueirêdo Lopes é autora da resenha do livro, publicado na “REVISTA DE DIREITO DO TERCEIRO SETOR ”.
LOPES, Laís Figueirêdo . ‘NGOs: Legitimate Subjects of Internatational Law’, resenha do livro de Eduardo Szazi. REVISTA DE DIREITO DO TERCEIRO SETOR, v. 22, p. 225-238, 2017.
O conteúdo do artigo está disponível para download no link: https://sbsa.com.br/resenha-lais-revista-de-direito-do-terceiro-setor/ e pode ser consultado no canal da SBSA no aplicativo ISSUU: