Segundo o Monitor das Doações, lançado recentemente pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), já foram doados no Brasil mais de R$ 5 bilhões no combate à pandemia de Covid-19. A solidariedade durante a crise já atingiu mais de 313 mil pessoas no país, que realizaram doações de várias formas.
Essa mobilização significa que o Brasil é um país solidário? Ou essas ações aparecem e desaparecem junto com os momentos de crise? O que é necessário para que o país crie uma cultura de doação?
Para falar sobre a solidariedade em tempos de crise, recebemos, no Brasil Cidadão da última terça-feira (19/05), a sócia de SBSA, Laís de Figueirêdo Lopes, advogada, meste em Direito pela PUC-SP e atuante em organizações da sociedade civil em processos de formulação e pactuação de normas, políticas e projetos, e Miriam Debieux, psicanalista, professora do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Clínica da USP e pesquisadora de temas como a dimensão sócio-política do sofrimento, a clínica do traumático e a violação de direitos.
O Brasil Cidadão é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
O conteúdo está disponível para download no link: https://observatorio3setor.org.br/podcast/solidariedade-em-tempos-de-crise/