Laís de Figueirêdo Lopes, Paula Storto e Erika Bechara discutem, em novo artigo, a recente ofensiva de Donald Trump, que ameaça retirar a isenção fiscal da Universidade de Harvard e congelar bilhões de dólares em subsídios, utilizando o peso do financiamento público como instrumento de coerção ideológica.
A análise de nossas sócias, publicada pela Folha de S.Paulo, evidencia que os endownents, no Brasil regulamentados pela promulgação da Lei nº 13.800/2019, têm o objetivo de gerar perenidade financeira às instituições, protegendo-as das oscilações orçamentárias do Estado e que há uma cortina de fumaça na argumentação de Trump contra o fundo patrimonial de Harvard, que tenta tirar o foco do ataque direto à autonomia universitária, à liberdade de cátedra e de expressão.
“Ao questionar essas garantias, Trump não apenas ameaça Harvard, mas coloca em risco um modelo de educação que valoriza diversidade de pensamento, inclusão e compromisso com os direitos humanos. Um típico caso de intimidação institucional, tipologia sistematizada recentemente no Relatório sobre Criminalização Burocrática das Organizações da Sociedade Civil”, alertam as autoras. Laís e Paula são coautoras do Relatório, publicado em 2023.
Acesse o artigo na íntegra e aprofunde-se na discussão: https://www1.folha.uol.com.br/…/o-que-esta-em-jogo-no…
#paratodosverem Fundo branco com círculos amarelos. Em primeiro plano, fotos coloridas em molduras circulares das sócias Laís, Paula e Érika (de cima para baixo).