Em novo artigo, Laís de Figueirêdo Lopes e Stella Reicher analisam os avanços e desafios da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. O ensaio foi publicado pela Revista Consultor Jurídico (ConJur) neste mês de julho, em que a Lei de Cotas completa 33 anos.
O artigo destaca o déficit entre o volume de vagas disponíveis criadas para pessoas com deficiência em nosso país e as efetivamente ocupadas. Laís e Stella ressaltam que, sendo a acessibilidade um dever, uma das principais razões para este cenário é a falta de entendimento dos empregadores sobre o que são adaptações razoáveis no ambiente laboral e quais os reais custos destas transformações. Isso tem sido uma barreira para que os espaços sejam de fato acessíveis, respeitando as individualidades, e permitindo igualdade de condições no exercício do trabalho.
Outro aspecto pontuado pelas sócias de SBSA Advogados como entrave à inclusão é a falta de percepção do mercado sobre como as pessoas com deficiência contribuem para os ambientes de trabalho em que estão inseridas, agregando seu conhecimento e experiência a partir de um olhar da diversidade.
Confira a íntegra desta análise, disponível em: https://www.conjur.com.br/…/cenario-de-inclusao-de…/
#paratodosverem Ao fundo foto colorida de pessoa em cadeira de rodas. Em primeiro plano, alinhadas à direita, estão fotos coloridas dos rostos de Laís e Stella.