Nossas sócias Laís de Figueirêdo Lopes e Stella Reicher e nossos advogados Vinícius Fidelis e Marcela Matos, em novo artigo discutem a “Desinstitucionalização, Deficiência e Interseccionalidade – Considerações sob a Ótica do Direito Internacional dos Direitos Humano”.
Publicada pela Revista da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a análise aborda a transição das práticas de institucionalização para modelos de cuidado baseados na comunidade, ressaltando a importância da inclusão social e do respeito aos direitos humanos das pessoas com deficiência.
“Desinstitucionalizar exige lutar contra todas as formas de segregação e isolamento nas esferas pública e privada, disponibilizar sistemas de apoio que permitam às pessoas com deficiência uma vida independente e inclusiva em suas comunidades, e o acesso a serviços adequados e aos apoios de que necessitam”, ressaltam os autores.
Acesse o artigo na íntegra e nos ajude a ampliar essa importante discussão: https://sbsa.com.br/socias-e-advogados-publicam-o-artigo…/
#paratodosverem Ao fundo foto colorida de mãos em círculo, em primeiro plano no canto superior direito, capa da revista da Defensoria Pública de SP. Na parte inferior e em molduras circulares, fotos em preto e branco dos autores.