Erika Bechara em seu novo artigo “COP 30: o momento de transformar promessas climáticas em justiça socioambiental”, publicado pela Folha de S. Paulo, discute a oportunidade histórica que o Brasil, país que receberá a 30° Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas esse ano, terá de transpor os compromissos internacionais em ações reais, efetivas e justas.
O ano de 2024, considerado o mais quente da história com 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), elucida o cenário desafiador que o mundo enfrenta no avanço das mudanças climáticas e a necessidade de proteger os ecossistemas e populações mais vulneráveis e impactadas com a crise climática.
“Os impactos da emergência climática não se distribuem de forma homogênea. São os mais pobres e vulnerabilizados, no campo e nas cidades, que sofrem mais. É por isso que se fala, com razão, em justiça climática: a combinação entre justiça social e respeito aos direitos humanos frente à crise ambiental”, aponta nossa sócia.
Acompanhe nossas redes para atualizações da COP 30 e acesse o artigo na íntegra: https://sbsa.com.br/…/COP-30-e-momento-de-transformar…
#paratodosverem Fundo branco com círculos amarelos. Em primeiro plano e em plano médio, foto colorida de Erika.