Nossa sócia Stella Reicher participou de mais um importante evento internacional de direitos humanos – a 16a sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP16), em Nova York.
Ao lado da equipe do Instituto Jô Clemente (IJC), que conta com a assessoria jurídica de nosso escritório, a advogada participou dos trabalhos e integrou a missão brasileira, que teve como liderança Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que representou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) neste encontro.
Realizada entre 13 e 16/06 na sede da ONU em Nova York, Estados Unidos, a COSP16 reuniu representantes de mais de 190 países e trouxe como tema de destaque a necessidade de harmonização de políticas e estratégias nacionais e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e, como um de seus subtemas, a sub-representação de grupos de pessoas com deficiência.
Durante o evento, Stella acompanhou de perto e apoiou a tradução das falas de profissionais do IJC, dentre eles Ronie Vitorino, integrante da equipe técnica do Núcleo de Políticas Públicas e Advocacy e do premiado Programa de Autodefensoria do instituto.
Stella participou ainda, acompanhando o IJC, de reunião prévia organizada pela Assembleia Geral da ONU no dia 12 de junho, onde foram compartilhadas boas práticas do Brasil sobre o uso da comunicação de fácil compreensão. A reunião foi determinada em Resolução aprovada pela Assembleia Geral da ONU no final de 2022.
“A participação ativa da sociedade civil na COSP e em outros espaços internacionais é importante ferramenta de incidência. Há sempre algo a aprender, mas sem dúvida temos muito a contribuir no cenário internacional em relação à implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, afirmou Stella.
Para saber mais sobre a COSP16, acesse: https://lnkd.in/dNQNEd7X