Na última sexta-feira, 27/05, foi celebrado o Dia da Mata Atlântica. Em sua participação como “Especialista CNN em Meio Ambiente” nesta mesma data, nossa sócia Erika Bechara falou sobre o crescente desmatamento do bioma.
Com base no Atlas da Mata Atlântica, lançado no dia 25/05 pela SOS Mata Atlântica e INPE, a sócia de SBSA Advogados alertou que, apenas em 2021, foram desmatados cerca de 22 mil hectares de Mata Atlântica, volume 66% maior do que o registrado no período anterior. Ao todo, o desmatamento provocou as emissões de cerca de 10.3 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera.
“Não foi por falta de leis que chegamos nessa situação”, afirmou Erika, citando o Código Florestal como legislação destinada a proteger os biomas brasileiros, além da lei especial da Mata Atlântica. “Só que a lei precisa ser cumprida para chegarmos aos resultados esperados. Há vários meios de fazer isso acontecer: com fiscalização firme e permanente, exigência de restauração das áreas desmatadas ilegalmente, rigor na concessão de autorizações no corte de vegetação e o uso de instrumentos econômicos, como os pagamentos por serviços ambientais”, enumerou a advogada.
Assista a íntegra da análise de Erika para a CNN em: https://www.youtube.com/watch?v=PlUD3UxQfZY
#paratodosverem imagem tem fundo cinza, com foto em preto e branco de Erika (mulher branca de cabelos médios ondulados, que está sorrindo), alinhada à direita, e logo do escritório em amarelo no rodapé logo abaixo da foto. À esquerda, informações sobre a participação da advogada como Especialista CNN em meio ambiente.