No programa Expresso CNN desta quarta-feira, 23/02, nossa sócia Erika Bechara comentou a aprovação pelo Governo Federal de um decreto que incentiva o garimpo, e as possíveis consequências socioambientais desta decisão.
Em sua análise como Especialista CNN em Meio Ambiente, Erika fez um alerta sobre os impactos do garimpo que, de acordo com dados do MapBiomas, vem se expandindo desde 2010 e avançando sobre territórios indígenas e unidades de conservação, além de submeter muitos dos garimpeiros a condições análogas à de escravos.
Erika ressaltou que o garimpo ilegal está associado à degradação do meio ambiente e não promove quaisquer melhorias à qualidade de vida da população das regiões exploradas. “Se o garimpo, no formato atual, traz sérios impactos ambientais e sociais, é claro que ele não deve ser estimulado. Ele deve ser controlado e repensado”, defendeu a advogada.
Nossa sócia ainda pontuou que o decreto federal pode ser revogado em pouco tempo, já que um grupo de deputados já tomou providências nesse sentido. Apesar disso, Erika relembrou que, em breve, volta à pauta do Congresso um projeto de lei que autoriza mineração e garimpo em terras indígenas, o que torna permanente o estado de alerta sobre este tema.
Assista a íntegra da análise de nossa sócia no canal do escritório no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=8jbqIYY7dJo
#paratodosverem imagem com fundo cinza e, à frente, foto em preto e branco de nossa sócia e resumo do assunto debatido. À esquerda, na metade inferior da imagem, foto em cores da participação de Erika no programa da CNN. No canto inferior direito, o logo do escritório em amarelo.