Realizado em Brasilia no último dia 11, o Seminário-Consulta da União Europeia contou com mais de 60 organizações da sociedade civil brasileira que apresentaram contribuições para subsidiar a construção do documento estratégia Roteiro-País para o período de 2020-2025. Trata-se da mais ampla consulta já realizada pela Delegação do Brasil.
Durante o encontro foram elaboradas recomendações à #UE em relação à temas relevantes na visão da sociedade civil, tais como: direitos humanos, desigualdades, meio ambiente e clima e ambiente favorável à sociedade civil.
Laís de Figueirêdo Lopes, consultora da Plataforma MROSC e sócia de Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueiredo Lopes Advogados foi umas das especialistas convidadas para apresentar subsídios na mesa da manhã que tratou sobre os eixos dos debates. Falou sobre os desafios na atual conjuntura da construção de um ambiente favorável às organizações da sociedade civil e a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
A abertura do evento foi feita pelo Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybanez e Eleutéria Amora da Silva, Coordenadora Geral da Camtra e Diretora Executiva da Abong – Democracia, Direitos e Bens Comuns.
Momento oportuno para discutir questões cruciais e o papel das OSC neste novo contexto político e social do país.