Aline Gonçalves Videira de Souza, sócia do SBSA Advogados, é coautora do artigo “O funil da agenda ESG: o que podemos esperar?”, recentemente publicado pelo jornal Folha de S.Paulo. Neste ensaio, Aline e as também autoras Rachel Karam e Camila Mazzer apresentam um panorama dos movimentos de regulação e autorregulação que têm surgido para construir um funil para a agenda ESG no país.
Ao longo do artigo, as advogadas apresentam as contribuições que enviaram na consulta pública para a elaboração de diretrizes dos compromissos ESG, organizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Este documento traz “conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações” e será um importante instrumento para apoiar a compreensão e definição de parâmetros para a agenda ESG junto às empresas, organizações da sociedade civil e poder público.
Aline, Rachel e Camila integram o Grupo Jurídico pelo Impacto, um coletivo de advogadas(os) e pessoas interessadas nos aspectos jurídicos da agenda de impacto socioambiental. Esse grupo nasceu como uma comunidade de prática vinculada ao Sistema B Brasil e, desde 2014, tem produzido estudos e incidências sobre regulação e autorregulação dos negócios de impacto e temas correlatos como ESG, sociedades de benefício, negócios sociais, entre outros.
Confira a íntegra do artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/colunas/papo-de-responsa/2022/11/o-que-podemos-esperar-do-funil-da-agenda-esg.shtml
#paratodosverem Imagem de fundo de uma pessoa segurando a sigla ESG. Em primeiro plano, está o título do artigo. No canto inferior esquerdo, foto da sócia Aline Gonçalves Videira de Souza. Ao lado, estão escritos por extenso o nome dela e também do jornal, Folha de S. Paulo. Abaixo, a logo do escritório SBSA.