Nos dias 24, 25 e 26 de junho foi realizada a II Conferência Estadual das Mulheres Advogadas da OAB Paraná, com o tema “Feminismo e Advocacia”. O evento foi promovido pela Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Paraná e a advogada de SBSA, Thaís Magrini Schiavon, Secretária-Geral da Comissão, participou de sua organização como Supervisora Operacional.
A programação, que respeitou a diversidade de gênero e raça e cumpriu com os ODS 5, 10 e 16 da Agenda 2030 da ONU, contou com a participação de mais de 100 palestrantes de todo território nacional e teve sua palestra magna proferida pela Ministra Carmem Lúcia do Supremo Tribunal Federal.
Também participaram do evento diversas autoridades do sistema da OAB Paraná e do Conselho Federal.
O tema da Conferência foi escolhido pela Comissão com a intenção de desmistificar e atualizar as interpretações e interseccionalidades do feminismo com a advocacia, em especial a feminina, considerando que a construção de uma sociedade justa e igualitária perpassa pela igualdade de gênero entre mulheres e homens e pela eliminação de todas as formas de preconceito e discriminação.
Durante a Conferência também houve o lançamento do livro “Mulheres Advogadas do Paraná: o Direito por Vozes Femininas”, no qual a advogada do SBSA, Thaís Magrini Schiavon, publicou o artigo “Termômetro do Poder Judiciário frente às novas tecnologias” juntamente com a advogada Caroline Farias dos Santos, vice-presidente da Comissão. O artigo foi resultado de uma palestra proferida por elas em outubro de 2019 na sede da OAB Paraná.
A Conferência está gravada e pode ser assistida no Canal do Youtube da OAB Paraná <https://www.youtube.com/channel/UCVWwYs_shioinVpyOZfVEzg>.
O Livro está disponível gratuitamente na Biblioteca Digital da OAB Paraná <https://www.oabpr.org.br/…/o-direito-por-vozes…>.
Na foto cedida pela OAB, da esquerda para direita, Emma Bueno (Secretária Geral-Adjunta da CMA e Secretária Executiva Adjunta da Conferência), Thaís Schiavon (Secretária-Geral da CMA e Supervisora Operacional da Conferência), Mariana Lopes (Presidente da CMA), Edni de Andrade Arruda (Medalha Vieira Netto e Conselheira Honorária Vitalícia), Caroline Farias (Vice-Presidente da CMA e Supervisora Acadêmica da Conferência), Lucia Beloni (Paraninfa da Conferência e Corregedora Geral do Sistema Penal do Estado do Paraná), Daiana Alessi (Supervisora Acadêmica Adjunta da Conferência e Membro da CMA), Marcia Cavazzani (Secretária Executiva da Conferência e Membro da CMA), Pietra Firakowski (Membro da CMA), Giselle Suardi (jornalista e mestre de cerimônias da Conferência) e Graciela Marins (Conselheira Federal Suplente pela Seccional Paraná).