O advogado e gestor público foi liderança essencial em diversas pautas das organizações da sociedade civil.
No último dia de 2020, 31 de dezembro, Diogo Sant’Ana, 41 anos, faleceu após receber descarga elétrica advinda de uma grade em um píer em Florianópolis (SC). Sua morte repentina entristece a todos que o conheciam e sabiam dos seus muitos méritos, especialmente da grandeza do seu caráter e da importância do seu trabalho em prol de causas sociais e de interesse público.
Em 2012, Diogo foi Chefe da Assessoria Especial do Gabinete do Ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, sendo depois alçado ao posto de Secretário-Executivo da mesma pasta de 2013 a 2104. Durante todo este período, a sócia de SBSA Advogados, Laís de Figueirêdo Lopes, foi Assessora Especial do Gabinete do Ministro para a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e rememora: “Dividir com o Diogo a liderança da pauta do MROSC foi uma grande honra. Seu senso de urgência e compromisso com as causas importantes era estimulante para o trabalho que desenvolvemos no Planalto”. Aline Souza, também sócia de SBSA e ex-Assessora da equipe da agenda do MROSC no Governo Federal, conta sobre sua convivência com o Diogo: “Ele sempre tinha uma palavra sábia e positiva diante de temas complexos. Era inteligente e gentil como poucos”, relembra Aline.
Ainda sobre a passagem do Diogo, a sócia Paula Storto comenta: “Perdemos uma grande voz na luta pelos direitos fundamentais e pela gestão pública democrática e participativa”. O sócio Eduardo Szazi menciona sobre o fato que “Diogo foi embora muito cedo. Sua ausência será sentida nos espaços de debate pela construção de melhores marcos normativos para o setor sem fins lucrativos”.
Lamentando pela morte deste nobre colega e amigo, toda equipe de SBSA Advogados envia condolências à família e amigos, desejando que o seu legado possa ser sempre lembrado.
Aquarela “No céu que nos protege (1979-2020)” foi gentilmente cedida por Fernanda Papa, inspirada na foto de Fernanda Machiavelli, em homenagem de despedida de Diogo Sant’Ana realizada em 3 de janeiro de 2020, em Brasília.