Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueiredo Lopes Advogados é um dos parceiros do prêmio “Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19” fruto da articulação de atores relevantes no ecossistema de impacto e inovação social no Brasil, realizado pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab, uma das comunidades do Fórum Econômico Mundial.
Para lançar o concurso em um cenário tão desafiador, as premissas da edição especial foram traçadas após reunião de um conselho consultivo formado por 15 representantes da sociedade civil, do setor privado e do terceiro setor, responsável também pela formatação do prêmio em três categorias (Ajuda Humanitária, Mitigação da Covid-19 e Legado Pós-Pandemia).
“A pandemia da Covid-19 evidenciou de maneira inequívoca as desigualdades raciais no Brasil. Mas relevou também a força, coragem e resiliência dos habitantes dos territórios vulnerabilizados pelo abandono social, que são protagonistas de ações exemplares de gestão de crise e redução de danos”, diz Sueli Carneiro, filósofa, escritora e fundadora do Geledés, novo parceiro de divulgação. “Esse prêmio nos oferece a oportunidade de honrá-los.”
Para Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social e coordenadora do comitê organizador da premiação especial, esse conjunto de apoiadores é a demonstração da força e da importância do empreendedorismo social em um Brasil com mais 2,7 milhões de casos confirmados da Covid-19 e 94 mil mortos.
“Agradecemos à resposta imediata de todos os parceiros para tornar viável a premiação em um ano de crise em que o papel dos empreendedores sociais se mostra tão relevante para minimizar os impactos da pandemia no país.”
Os cenários e as premissas do novo prêmio foram discutidas em um encontro virtual com a participação de sete representantes de parceiros históricos da premiação: Célia Cruz (ICE), Cindy Lessa (Ashoka), Francine Lemos (Sistema B), Gilberto Ribeiro (Vox Capital), Laís de Figueirêdo Lopes (SBSA Advogados), Marina Pimenta (FDC) e Maure Pessanha (Artemísia) .
O grupo contou com a colaboração de Carlos Eduardo Pignatari (Ambev), Heloísa Binello (Coca-Cola) e Luis Fernando Guggenberger (Vedacit), representando o setor privado, e de Carola Matarazzo (Movimento Bem Maior), Carlo Pereira (Pacto Global) e Sueli Carneiro (Geledés), representantes da sociedade civil.
Em consonância com o momento, o prêmio passa a estimular a colaboração no lugar da competição. “Em vez de ter um vencedor e reconhecer o esforço individual, vamos premiar o coletivo, permitindo inscrições também de movimentos, coalizações e o trabalho em rede, arranjos que mostram sua força e importância na resposta imediata às diversas emergências de Norte a Sul do país”, explica a editora do Empreendedor Social.
O Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 tem patrocínio de Ambev e Coca-Cola e apoio da Vedacit. Conta com parceria estratégica de Ashoka, British Council, ESPM, Fundação Dom Cabral, Prosas, Pacto Global e UOL.
SOBRE A PREMIAÇÃO
Por 15 anos, o Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, fomentou líderes socioambientais à frente de iniciativas inovadoras e sustentáveis, com diferentes focos de impacto.
Em 2020, o maior concurso de empreendedorismo social na América Latina se reformula em prol de um interesse comum: o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e seus desafios. Em edição especial, a Folha e a Schwab realizam o Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19.
O objetivo é selecionar, premiar e fomentar líderes de ações de destaque durante a pandemia, especialmente entre as populações mais vulneráveis, por meio de soluções inovadoras capazes de levar ajuda emergencial, mitigar os efeitos negativos e também deixar um legado para o pós-pandemia.
Colaboração é a palavra que vai nortear o concurso nesta edição especial para eleger 30 iniciativas de impacto social (10 em cada categoria) em resposta aos desafios trazidos pela Covid-19 ao país e para o enfrentamento de uma crise sanitária, social e econômica sem precedentes.
Os finalistas ganham projeção nacional e internacional, reforçada pelo alto nível de qualificação e pelo networking oferecidos pelos parceiros, pela Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e pela Rede Schwab de Empreendedores Sociais, uma das entidades-irmãs do Fórum Econômico Mundial.
Os interessados em participar da seleção devem preencher formulário online, disponível no site do Empreendedor Social e da plataforma Prosas, até 15 de setembro. Mais informações sobre quem pode participar, como será o processo seletivo e quais são os prêmios podem ser encontradas no regulamento, disponível no site do Empreendedor Social.
Saiba mais em https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2020/08/premio-vai-reconhecer-30-iniciativas-de-impacto-social-em-resposta-a-covid-19.shtml