Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2019
Com esta publicação, o IBGE divulga seu mais recente estudo sobre as organizações da sociedade civil organizada no Brasil, com base nos dados do Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, também de responsabilidade do Instituto, tendo como objetivo o mapeamento do universo associativo e fundacional no que tange, especialmente, à sua finalidade de atuação e distribuição espacial no território brasileiro.
Nas edições passadas, cumpre destacar, o IBGE e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, como órgãos de estatística e pesquisa do governo federal, atuaram em conjunto na formulação do estudo, com a parceria, também, da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – ABONG e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE. Para a realização da presente edição, o IBGE contou com a colaboração de técnicos da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia – DIEST, do IPEA, nas discussões sobre a revisão metodológica ora implementada e a crítica dos dados.
Os resultados estão apresentados para o conjunto do País, Grandes Regiões e Unidades da Federação. A análise efetuada fornece um panorama geral dessas organizações em 2016, abarcando estatísticas sobre seu quantitativo, localização, tempo de existência, porte, atividade desenvolvida, número de empregados e remunerações, bem como questões relacionadas a gênero e nível de escolaridade do pessoal assalariado em tais organizações. Os comentários realçam, ainda, as principais mudanças ocorridas neste segmento entre 2010 e 2016 e buscam confrontar suas estatísticas com aquelas apresentadas pelas demais organizações públicas e privadas ativas existentes no CEMPRE. A publicação traz notas técnicas, com considerações sobre as modificações e os aprimoramentos metodológicos introduzidos na presente edição do estudo, e um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.
A publicação também está acessível no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza, ainda, o plano tabular completo do estudo com detalhamento geográfico por Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios, contemplando os anos de 2010 (metodologia revisada), 2013 e 2016.
O conjunto dessas informações fornece valiosa contribuição para o conhecimento sobre o perfil, a dimensão e a dinâmica desse expressivo segmento do setor social.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. As fundações privadas e associações sem fins lucrativos no Brasil : 2016 / IBGE. Rio de Janeiro : IBGE. Estudos e pesquisas Informação econômica. n. 32. 2019. 105p.
O texto completo está disponível no site: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101647.pdf download aqui no site de SBSA no link https://sbsa.com.br/as-fundacoes-privadas-e-associacoes-sem-fins-lucrativos-no-brasil-32/