Em sua participação como “Especialista CNN” no último dia 14/04, nossa sócia Erika Bechara abordou como os leilões para concessão de blocos de exploração de petróleo e gás natural realizados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) promovem temores e disparam alarmes ambientais de atenção aos impactos ambientais (especialmente biodiversidade marinha) e às mudanças climáticas.
A advogada destacou dados do relatório do IPCC da ONU que apontam que, para que o aumento de temperatura da Terra permaneça menor que 1.5 graus, é preciso descarbonizar a economia, reduzindo drasticamente as emissões de gases tóxicos, gerados pela queima de combustíveis fósseis, até 2030.
Para Erika, ao observarmos os esforços que o Brasil coloca na expansão das atividades de exploração petrolífera, como os leilões de concessão promovidos recentemente pela ANP, fica a dúvida sobre a rota que nosso país irá seguir para cumprir as metas climáticas assumidas no Acordo de Paris.
A análise completa de nossa sócia está disponível no site da CNN, neste link: https://youtu.be/39BVYCPX960 ou no canal do escritório no YouTube: https://youtu.be/wR0TxHJj5j4.