Erika Bechara: Para receber por serviços ambientais, o Brasil precisa controlar o desmatamento.
Em sua mais recente participação como Especialista CNN em Meio Ambiente, Erika Bechara comentou sobre a possibilidade do Brasil receber pagamentos da comunidade internacional por “serviços ambientais”. O tema está relacionado a iniciativas de apoio e incentivo à prestação dos serviços ecossistêmicos, que ajudam a manter a biodiversidade, o ciclo hidrológico, o sequestro de carbono, dentre outros, sendo uma delas o “Amazon21 Act”, fundo norte-americano que está em discussão, e que será usado pelos Estados Unidos em acordos com países em desenvolvimento para fomentar ações de controle do desmatamento.
“Aquele que impede a prestação de serviços ecossistêmicos, deve ser punido. E aquele que favorece os serviços da natureza, em prol da coletividade, deve ser recompensado. Esta é a ideia que está por trás do pagamento por serviços ambientais”, explicou a sócia do SBSA Advogados.
A advogada destacou ainda que, diante da comunidade internacional, o próprio Brasil é visto como um provedor ambiental, mas que nosso país não deve receber incentivos financeiros estrangeiros no momento.
“O Brasil não pode reivindicar compensações para manter serviços ecossistêmicos enquanto internamente ainda é leniente e incentivador do desmatamento e de outras ações predatórias, como mostram os péssimos índices de desmatamento na Amazônia”, concluiu Erika.
A análise completa de nossa sócia está disponível no site da CNN, neste link: https://youtu.be/lkT6J0KnBPA ou no canal do escritório no YouTube: https://youtu.be/rb21thIh1ZM .