Em sua participação semanal no programa Especialistas CNN, nossa sócia Erika Bechara abordou a relação entre as mudanças climáticas, o atual modelo de ocupação de diversos municípios e os desastres que temos visto no Brasil na estação chuvosa, como o de Petrópolis dessa semana, e os ocorridos entre dezembro e janeiro em cidades da Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Segundo Erika, várias causas se somam para produzir esse tipo de desastre, como as ambientais, acentuadas pela intervenção humana, responsável pela elevação da temperatura na Terra. O modelo de ocupação que se observa em cidades brasileiras, com moradias em áreas impróprias, como margem de rios e encostas, somado ao desmatamento, e à impermeabilização do solo, são outras das razões que levam a inundações e desmoronamentos, segundo ela.
Para evitar a repetição de desastres, Erika destacou que os municípios deveriam começar a tomar medidas eficazes no campo da adaptação às mudanças climáticas, além de colocar em prática ações como impedir a ocupação das áreas de risco e, no caso das famílias de baixa renda, viabilizar a moradia digna e segura em outros locais.
“Precisamos entender que essas tragédias podem ser evitadas e exigir que o Poder Público não poupe esforços para evitá-las. O que não dá é jogar toda a culpa na natureza e acreditar que, por isso, o problema não tem solução”, ressaltou.
A análise completa de nossa sócia está disponível no site da CNN, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=A9Oju6ftv6k ou no canal do escritório no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=oumPqaZGENw