Escritório

História de SBSA

Fundado em 2002, Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Lopes Advogados é um escritório pioneiro especializado em Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Direitos Humanos que soma as trajetórias de cinco sócios que atuam há quase duas décadas no mercado focados no campo da sociedade civil organizada – Eduardo Szazi, Erika Bechara, Paula Raccanello Storto, Stella Camlot Reicher e Laís de Figueirêdo Lopes.

Envolvidos em processos de articulação, consultoria e advocacy para a pactuação de leis que incidem sobre o universo das organizações da sociedade civil, tiveram destaque na formulação da Lei 9.790/99 (Lei das OSCIPs) e, em especial, na Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC). São profissionais com muita experiência e professores pós-graduados que ministram cursos relacionados aos temas que atuam na graduação e pós-graduação de renomadas instituições de ensino como PUC/SP, FIA/USP e FGV/SP.

Seus clientes são associações e fundações, nacionais e estrangeiras, com atuação nas áreas ambiental, educacional, esportiva, cultural, assistencial, saúde, direitos humanos, desenvolvimento local, tecnologia da informação, proteção à criança, ao adolescente, às pessoas com deficiência e ao idoso etc., bem como empresas de diversos setores econômicos, especialmente as que mantêm institutos e fundações empresariais e programas de responsabilidade social corporativa, diversidade e inclusão. Adicionalmente, o escritório também atende órgãos da administração pública, que têm – ou querem implementar – parcerias com organizações da sociedade civil.

Tem “Programa de Compliance” definido com a participação de todo o pessoal do escritório, incluindo sócios, associados, equipe administrativa, consultores e estagiários que funciona como um guia para quem trabalha e quem contrata o escritório.

Oferece assessoria jurídica pro bono aos vencedores dos prêmios de empreendedorismo socioambiental pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab – Prêmios Folha Empreendedor Social (15a. edição), Folha Empreendedor Social de Futuro (11a. edição) e Troféu Grão 2019 – além de apoio à rede de premiados e capacitação aos finalistas. É signatário também de diversas causas de interesse público e de interesse do setor sem fins lucrativos, como o Pacto pela Democracia e a Coalizão pelos Fundos Filantrópicos.

Está entre os 500 escritórios de advocacia mais admirados do Brasil desde 2016 (ranking 2016, 2017, 2018 e 2019 Análise 500).