Hoje, dia 21/9, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei n° 11.133/2005, e é também o início da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Nesta data, SBSA ressalta a importância da conscientização não só sobre os direitos das pessoas com deficiência, mas sobre a necessidade de políticas públicas inclusivas. Em tempos de eleições, cobrar postura dos candidatos e candidatas sobre o tema é parte da cidadania ativa do Estado Democrático de Direito.
Além disso, SBSA também lamenta o falecimento, esta semana, de Romeu Sassaki, uma referência na área da inclusão e um dos pioneiros do movimento pela inclusão no país.
Falecido aos 84 anos, Sassaki era autor de 5 livros e centenas de artigos sobre o tema, além de ter traduzido a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência para o português. Era o Fundador da Associação Nacional de Emprego Apoiado (Anea Brasil). Sassaki também é um dos autores do livro “Pela Inclusão” da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva, que será lançado amanhã (22) em Brasília e também conta com texto de autoria de nossas sócias Laís de Figueirêdo Lopes e Stella Reicher. Os ensinamentos de Romeu Sassaki estarão sempre inscritos em nossa história de luta por avanços e contra os retrocessos.