O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, nos convida a combater estigmas a partir da compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da necessidade de inclusão das pessoas autistas na sociedade.
Em 2025 a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o tema “Avançando a Neurodiversidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, para elucidar que pessoas autistas, com TDAH, dislexia e outras condições neurodiversas experienciam e se comunicam com o mundo de maneira única e não precisam ser “corrigidas”, mas sim ter assegurados seus direitos e participação efetiva na agenda global de desenvolvimento.
Avançar na inclusão de pessoas neurodiversas na sociedade é fundamental para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 metas estabelecidas pela ONU para a promoção de mais dignidade humana até 2030.
“A ênfase é na formação de um ambiente inclusivo que satisfaça as necessidades básicas de sobrevivência e, ao mesmo tempo, promova o bem-estar, assegure oportunidades iguais de sucesso e estimule o desenvolvimento pessoal de pessoas autistas”, afirma nosso advogado Vinicius Fidelis em trecho de seu ensaio “Autismo: da Sobrevivência para a Prosperidade”, publicado no portal Migalhas em 2024 e disponível em nossa biblioteca virtual SBSA+.
Nos ajude a potencializar essa discussão, por um futuro mais acessível, justo e sustentável para todas as pessoas
#paratodosverem Fundo branco com círculos amarelos. Em primeiro plano e centralizado, símbolo de infinito com as cores do arco-íris, que representa a Neurodiversidade.