Nesta segunda-feira, 28 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, fomenta o debate e a implementação de medidas que possam mitigar riscos e assegurar melhores condições laborais.
No Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promoveu uma recente e importante alteração no texto da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passa a incluir diretrizes para a identificação e a prevenção de riscos psicossociais relacionados ao trabalho.
Com a atualização da norma, que entra em vigor a partir do próximo dia 26 de maio, as empresas devem adequar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) interno para inclusão de potenciais ameaças psicossociais, como riscos relacionado à saúde mental do(a) trabalhador(a), no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).
O MTE, que nos últimos dias cogitou adiar o início da vigência do novo texto da NR-1, confirmou que a mesma passa a ser válida ainda em 2025 e informou, também, que a fiscalização do cumprimento das novas medidas será apenas orientativa durante seus primeiros 12 meses. Assim, não haverá aplicação de multas até maio de 2026.
Confira, em nosso carrossel de imagens, mais informações sobre o tema.