Em 2007, a ONU definiu o 02 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Neste dia, cartões-postais se iluminam de azul para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Neste domingo, gostaríamos de incentivar a reflexão sobre o tema com uma mensagem de Vinicius Fidelis Costa, advogado de SBSA Advogados, que é autista:
“Todo dia 02 de abril é um desafio, muitas vezes os espaços são disputados entre familiares de autistas e as próprias pessoas autistas, e eu sempre achei muito importante que essa data fosse dedicada à aceitação do autismo, que eu considero um processo mais complexo do que a conscientização.
“Neste ano específico, eu espero que os Direitos Humanos, agora que houve uma mudança de ordem política, tenham mais observância às demandas que as pessoas autistas e demais pessoas com deficiência fazem em primeira pessoa.
“Que a sociedade valorize o nosso protagonismo, e que inclusive aqueles mais afetados pelas barreiras sociais que impedem a participação, bem como aqueles que se deparam com mais de um atravessamento, tenham suas particularidades reconhecidas pela sociedade e pelo Estado.”