As doações privadas para financiamentos de projetos sociais são fontes de recursos que estimulam iniciativas transformadoras no terceiro setor. No entanto, para garantir colaborações sólidas e confiáveis, a realização de “background checks”, também chamados de “legal checks”, é uma prática importante que permite maior confiança no aporte a projetos de interesse social.
Com o uso de técnicas e ferramentas especializadas, é possível evitar potenciais riscos com a verificação de diversos aspectos, como regularidade tributária, conformidade societária, adimplência perante órgãos públicos, análise de processos judiciais, capacidade econômica e riscos reputacionais.
Desta forma, o background check traz uma série de benefícios às parcerias entre entidades, contribuindo com a construção de relações duradouras. Entre estas vantagens, destacamos:
1. Transparência e Alinhamento de Valores Éticos: garante que haja compartilhamento de compromisso com a integridade e fortalece a confiança das partes interessadas; e
2. Segurança Jurídica: assegura a capacidade contratual, e de utilização de recursos, dando maior garantia à efetiva execução de projetos.
Assim, ao incorporar verificações de antecedentes em seus investimentos sociais privados nas Organizações da Sociedade Civil (OSC), há o fortalecimento dos alicerces para o sucesso de suas iniciativas.