Há alguns anos, algumas organizações tomaram para si iniciativas de fortalecer a cultura de doações no país. Pesquisas mostram que grande parte da população brasileira considera que o governo é o principal responsável pela solução dos problemas socioambientais. Esse é um fator que justificaria a baixa participação das pessoas em programas de doação, ainda mais quando se considera a elevada carga tributária no país.
Buscar que os cidadãos se percebem como parte da solução de problemas sociais é um primeiro passo para fortalecer a participação direta deles na sustentação de projetos socioambientais.
A ampliação da cultura da doação fortalecerá sociedade civil brasileira. O tema da doação, do mecenato e da filantropia no Brasil tem aberto um novo campo no Brasil.
De outra parte, há um forte questionamento na sociedade em relação aos patrocínios baseados em benefícios fiscais. A Lei Rouanet, em especial, tem sido tema de polêmicas e controvérsias que acabam impactando também o campo da filantropia.
SBSA apoia iniciativas que incentivam o crescimento da cultura da doação. Ao mesmo tempo, dá suporte jurídico a diferentes organizações no que diz respeito à captação de recursos e patrocínios, por um lado, e à elaboração e gestão de projetos culturais por eles financiados.