MARAÍSA ROSA CEZARINO

Profissional

Advogada com atuação focada em Direito Digital, Compliance em Proteção de Dados, Direitos Humanos e Responsabilidade Civil. Tem experiência em consultoria jurídica em proteção de dados para organizações da sociedade civil e empresas no desenvolvimento de políticas de proteção de dados e projetos de adequação à LGPD, bem como de programas de governança de dados.

Acadêmico e participação institucional

Alumni e Monitora eventual de cursos relacionados à Proteção de Dados do Data Privacy Brasil.

Coautora, ao lado do advogado Rafael Zanatta, do Manual Prático de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Lei Geral de Proteção de Dados para Organizações da Sociedade Civil, publicado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

No seu mestrado em Direito na Universidade de São Paulo (USP), orientada pela Professora Camila Villard Duran, tem como tema de dissertação: “Identidade de gênero como dado sensível: uma investigação sobre as possibilidades e sobre a importância da construção dessa interpretação.”

Foi pesquisadora do GPEIA – Grupo de Pesquisa Empírica e Inclusão na Academia – no qual contribuiu para a produção do e-book, publicado pela UNESCO em 2018, intitulado de: “Interações de gênero nas salas de aula da Faculdade de Direito da USP: um currículo oculto?”.

Formação

  • Mestranda em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2021 (em andamento).

  • Bacharel em Direito, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2018.

  • Intercâmbio acadêmico na Faculdade Luigi Bocconi, em Milão, Italia, 2017.

  • Idiomas: Português, Inglês e Italiano.

  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9699381920701613